Dicas para Emagrecer

Fazer dietas é chato! Não interessa de onde você é, se é homem ou mulher, alto ou baixo… As dietas não são divertidas! Ninguém pode dizer com honestidade que fazer uma dieta para emagrecer é a melhor coisa do mundo. Nós não fazemos uma dieta de emagrecimento porque gostamos – fazemos porque queremos alguma coisa ou quando é uma necessidade. Hoje vou falar das dicas para emagrecer mais importantes para quem quer começar a emagrecer.

Para muitas pessoas o cenário perfeito seria perder peso e ter uma saúde ideal comendo muita comida de plástico e doces. Infelizmente isso não é possível. Por isso é que fazemos dietas para emagrecer e academia. Por isso é que temos de reprogramar os hábitos que destroem a nossa saúde.

É isso que eu faço – e funciona. Eu sinto-me muito bem e vejo os meus abdominais a aparecer, o que eu estou a fazer está dando resultados.

Você deve estar pensando “Ele deve seguir uma dieta muito restritiva e passa horas na esteira ergométrica!” – isso é totalmente errado.

Eu não conto calorias. Eu não sigo um plano alimentar restrito e chato. Eu nem faço muito exercício cardio.

Eu sou uma pessoa preguiçosa. Sempre segui o principio de “Faça o mínimo de esforço necessário para atingir os seus objetivos”.

Agora vou partilhar alguns dos meus princípios simples e efetivos.

Menos Carboidratos

A razão principal pela qual você não consegue perder muito peso é porque você come demasiados carboidratos. Cofie em mim, quando eu comecei a contar calorias e quando percebi a quantidade de calorias de 100g de arroz ou duas fatias de pão eu fiquei chocado. Os carboidratos não precisam ser totalmente eliminados, mas o tipo de carboidrato e a quantidade são em muitos casos o fator decisivo na perda de peso.

A regra é evitar carboidratos que podem ser brancos (pão, arroz, etc), refrigerantes, açúcar e frutas. Para tornar as coisas ainda mais simples: evite todos os carboidratos.

Muito controverso se você for um nutricionista certificado. Pode até chamar isso de extremo. Mas para ter resultados extremos, é necessário tomar medidas extremas.

Eu não recomendo evitar todos os carboidratos no longo prazo. Isto é para quem quer fazer uma dieta no curto prazo para atingir os seus resultados da forma mais rápida, adotando depois um plano diferente em longo prazo.

O que eu recomendo é eliminar todos os carboidratos, exceto os vegetais. Coma todos os vegetais que desejar e ocasionalmente uma ou duas peças de fruta. Nada mais que isso. Os vegetais têm poucas calorias e tem muitas vitaminas, minerais e pitonutrientes.

  • Em 100g de pepino vermelho há 5 gramas de carboidratos comparando com os 30 gramas do pão.
  • Em 33 cl de água há ZERO gramas de carboidratos comparando com os 35 gramas do refrigerante de 33 cl.

Você vai sentir-se saciada comendo 200g de vegetais e comeu menos de 70% de carboidratos que teria do pão ou arroz. Desta forma você diminui a ingestão calórica e aumenta a carga nutricional (vitaminas e minerais) garantindo uma alimentação saudável que ajuda a emagrecer.

A fruta deve ser evitada ou limitada porque contém muitos carboidratos em forma de frutose. A frutose é um açúcar de absorção rápida que tem consequências negativas para quem quer emagrecer. Apesar de a fruta ser natural e ter muitas vitaminas e minerais não ajuda a emagrecer.

Beber Muita Água

Quando você tem fome muitas vezes você não precisa de comida. Você precisa beber água. A água hidrata o corpo e desintoxica o corpo.

Pessoas com excesso de peso ou obesidade queixam-se de dores de cabeça e má disposição quando tornam a sua alimentação mais saudável. Quando você está a emagrecer o seu corpo começa a queimar gordura e a libertar toxinas que estavam presentes nos alimentos que fizeram você aumentar de peso. Estas toxinas são filtradas pelo fígado e pelos rins – ingerir muita água é essencial nesta desintoxicação.

A água tem várias vantagens:

  • Não tem calorias
  • Controla o apetite
  • Não têm adoçantes e corantes
  • Desintoxica o corpo e ajuda no transporte de vitaminas e minerais
  • Diminui a carga glicêmica das refeições, ajudando a uma digestão mais lenta

Manter o corpo hidratado é ainda mais importante quando você está a emagrecer. Eliminar as toxinas o mais rapidamente possível é essencial não só para o emagrecimento, mas para a saúde.

É recomendado beber 5 a 8 copos de água grandes por dia. Tente beber um copo grande de água da próxima vez que tiver fome.

Levantar Pesos

Isto são boas noticias para o homens, mas as mulheres também devem fazer. Não é necessário fazer cardio se você tem uma alimentação saudável. Concentre-se em ir à academia. Enquanto estiver a emagrecer você não vai ganhar muita massa muscular, mas o exercício físico de alta intensidade tem grandes vantagens para o emagrecimento.

Deve ir ao ginásio três vezes por semana, podendo escolher entre um esquema de treino de três dias ou treinos de corpo completo três dias por semana. Não há grande diferença entre poucas repetições ou muitas repetições, o importante é ir ao ginásio.

Deve concentrar-se em exercícios compostos, pois utilizam mais grupos musculares e aceleram o metabolismo durante 48 a 72 horas. Deve ter 4 a 6 exercícios em cada treino e o treino deve ter entre 45 e 60 minutos de duração.

Proteínas e Gorduras

Como você não vai comer muitos carboidratos deve comer mais proteína e gordura saudável. O pensamento convencional diz que a gordura é má – isso não é verdade. Uma quantidade excessiva de qualquer coisa é negativa, mas a gordura é essencial para a sua saúde. O que você precisa são gorduras saudáveis, evitando as gorduras prejudiciais que se escondem em muitos alimentos processados.

Um dos meus amigos me disse que “Para queimar gordura, você tem de comer gordura”. Por isso não evite a gordura saudável.

No que toca a proteína, é ideal ingerir cerca de 2 gramas de proteína por quilo do seu peso. Se você pesa 80 quilos, deve ingerir 160 gramas de proteína por dia.

Agora você está pensando “Mas como é que você sabe a quantidade de proteína que vai ingerir se você não conta calorias? Você disse que não conta calorias!”

O que acontece é que eu contava calorias, por isso tenho uma idéia das calorias dos alimentos.

Tente descobrir os valores nutricionais dos alimentos que você mais come. Desta forma você sabe a quantidade de proteína que está na dose normal desse alimento. Como falamos na dieta para emagrecer, um dos melhores truques para emagrecer é comer suas refeições favoritas vezes e vezes sem conta. Dessa forma a refeição está nos parâmetros que necessários para você emagrecer e não é necessário muito trabalho para calcular a proporção e a quantidade de macronutrientes porque isso já foi feito antes.

Depois de saber os valores nutricionais dos alimentos que mais consome faça uma nota mental ou escreva num papel para saber a quantidade que tem de comprar e comer. Crie alguns pratos principais que pode preparar com facilidade e pode comprar um batido de proteína para os dias em que não chegou à quantidade de proteína necessária.

Não há necessidade de contar calorias ou macro nutrientes de todas as refeições quando você já sabe os valores.

Um Dia de Folga

Depois de seguir estes princípios durante toda a semana você tem um dia em que pode comer tudo o que quiser. Toda a comida e bebida na quantidade que você quiser.

Eu recomendo o sábado porque é um dia livre que posso aproveitar ao máximo – pizza, gelado, hambúrgueres, tudo o que quiser!

No domingo começo a seguir os 5 princípios de novo. Chamo princípios porque na realidade não são uma dieta para emagrecer. São 5 princípios simples que garantem a perda de peso.

Dezenas de pessoas já perderam peso com estes princípios. Perdas entre 5 a 10 quilos são comuns, com pessoas a perder mais de 15 quilos em 3 meses. A vantagem desta forma de emagrecimento é a reeducação alimentar que acontece quando seguimos estas regras. Se você quiser, não precisa saber mais do que isto para ter sucesso.

Se você quer emagrecer rápido basta seguir os cinco princípios. Menos carboidratos. Beber muita água. Levantar pesos. Comer proteína e gordura. Um dia de folga por semana.

Se você já experimentou alguma das nossas dicas para emagrecer, o que achou dos resultados?

Comments

  1. Zelimar says

    Eu não concordo com você porque a fruta é necessária em nossas vidas. Tá ai minha dica para emagrecer! No café da manhã um copo de leite e três creme cracker. No almoco um arroz, feijão, uma bela salada e peixe… No lanche você podera variar um suco com bolachas e na janta uma ou 2 frutinhas no máximo… É claro que não poderá faltar algum tipo de exercício físico…. Você vai ver como você irá emagrecer rápido. Agente podemos comer tudo, mas comer em poucas quantidades. Beijos querida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *